Loading

A geografia e os sentidos da luz

A geografia e os sentidos da luz

2020

Os termos “Sentidos" e “Geografia” foram tomados de empréstimo para aludir os “significados" e as “paisagens” associadas à palavra “luz”. “Luz” enquanto elemento que dialoga com a arte, a ciência, a história, a cidade, a imaginação. Tais “significados" e “paisagens” atingem as diversas atividades profissionais voltadas à área da Iluminação, bem como o usuário a partir do gesto simples de acionar um interruptor ou apreciar um ambiente iluminado. A indústria cria novas tecnologias de iluminação. Inúmeros profissionais se envolvem com temas sobre luz e história, luz e energia, luz e conhecimento, luz e criatividade, luz e arte, luz e ciência, luz e tecnologia, luz e ambiente, luz e ecologia, luz e reciclagem de materiais (sustentabilidade), luz e formação acadêmica, luz e formação profissional.

Pensar em “Geografia da luz” é considerar a existência de uma atividade profissional presente no tempo (histórico) e lugares (espaços), nos quais se revelam tradições culturais, artísticas, científicas e tecnológicas, em que passado e presente provocam o futuro. Pensar em “Sentidos da luz” é considerar os significados culturais e simbólicos que perpassa questões sociais e estéticas que delineiam a paisagem de uma cidade iluminada e o curso da vida que ali se desenvolve.

Os textos que compõem este livro funcionam como uma espécie de esboço cartográfico, um mapa sintético das pegadas deixadas pelos profissionais da Iluminação do passado e do presente que nos oferecem possibilidades técnicas e artísticas para criar e recriar mundos de luz.

ePub




Nenhum comentário


Deixe o seu comentário: